A quadra natalícia, pelo seu simbolismo, é uma época propícia à celebração dos nossos valores, como estar em família, em paz, e com amigos. É também uma época de partilha.
Para quem não pôde celebrar o Natal na nossa terra, ficam as imagens.
Os símbolos permanecem iguais: o presépio e a fogueira. Mas a “desertificação” é que torna diferentes os Natais de hoje em relação aos de outrora: quase não há crianças residentes, acabou o “quer que cante ou que reze”, as portas das casas estão fechadas, as ruas ermas.
Na noite da consoada, continua o bacalhau como Rei; no almoço de Natal, as matanças do porco são escassas, portanto a carne de porco foi substituída pelo peru, pela galinha, pelo borrego, ou até pelo polvo; são as modernices, para quem pode tê-las !...
As pessoas que restam, mantêm a chama viva da tradição, e é sempre Natal.
Este ano, à hora de repicar os sinos para nos aquecermos à fogueira, porque a noite estava gélida, um grupo de amigos começámos logo na estrada a entoar cânticos de Natal, para acordarmos a aldeia, mas apenas as pedras da calçada nos ouviram; ninguém nos convidou para beber um copo, como antigamente ! Já nem na fogueira há comes e bebes, como quando havia mordomos do Menino Jesus... Tudo muda !
Mas no largo da Igreja, junto à fogueira viram-se algumas crianças a saltitar e a vibrar com as labaredas, e houve até altas horas da noite, quem acordasse com foguetes ou com “bombas” que alguém meteu no meio dos tocos.
Ou a malta andava quente, ou não arredaram pé da fogueira!
Ficam votos para que no ano que vem se mantenha a tradição, apesar da “crise”.
Vamos ser optimistas: que em 2009 estejamos sempre com o espírito do Natal !
BOM ANO PARA TODOS !
Maria Amélia Rosário
.
31/12/2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Bravo Maria Amelia. E bom que alguém se interesse aos habitos e costumes da nossa infãncia, e sobretudo participar à festa no dia de hoje. E pena que não podemos participar ao festejo da fogueira nessa noite fria mas cheia de alegria em familia. A noite do Natal.
Boas, agradecia que o nosso site fosse colocado no nosso blogue. O vosso já consta da nossa lista de amigos.
www.arraianos.net
Enviar um comentário