04/12/2008

DIA DOS SANTOS


(Artigo publicado no Jornal "Nordeste" de Novembro de 2008)

No dia de Todos-os-Santos, às 16.30 houve a celebração da Santa Missa, onde o Sr. Padre evocou todos os Santos, deixando à reflexão de cada um que não nasceram Santos mas sim que se fizeram através dos seus actos...
À saída da igreja foi um reviver de memórias de tempos idos, no encontro com amigos.
Segundo a nossa tradição, não faltaram à mesa os tradicionais bolos dos Santos (já não são feitos nos fornos da Nave mas também são apetitosos). Ainda se distribuem aos afilhados, mas por ironia do destino há mais afilhados que padrinhos, pois muitos já não fazem parte do mundo dos vivos.
Também não faltaram as castanhas, ainda que este ano não seja um ano de abundância; deu para matar saudades. Nesta altura não falta a solidariedade de amigos e vizinhos que repartem com quem já nem tem força para as ir apanhar. Também neste dia se faziam os magustos e para os mais afoitos nem se esperava pelo S. Martinho para ir à pipa e provar o vinho. Tudo isto é passado!...

ROMAGEM AO CEMITÉRIO

Realizou-se este ano no dia 2 de Novembro, dedicado ao fiéis defuntos, a romagem ao cemitério, para prestar homenagem aos nossos entes queridos e amigos que já partiram e que se recordam com muita saudade.
Foi um misto de emoções, pois revêem-se amigos que se deslocam à nossa terra, formando uma grande moldura humana como há muito não se via. São muitos os nossos conterrâneos que continuam nesta peregrinação terrena.


SOLIDARIEDADE

Falando da ligação à nossa terra, vale a pena viver porque há ainda muito para fazer!
Vamos arregaçar as mangas. A união faz a força!...
Foi lançado recentemente um apelo à solidariedade de todos, para angariar fundos para as obras do Lar da Associação do Divino Santo Cristo, como já foi referido em números anteriores do Jornal Nordeste. É um desafio para todos os Navenses.
Pela receptividade que temos verificado nos contactos realizados, constata-se que os filhos da Nave continuam fiéis às suas raízes e atentos ao que nela se passa. O jornal Nordeste muito tem ajudado a difundir a mensagem.

Para qualquer contacto, o nº de telefone da Associação do Divino Santo Cristo é : 271 605 530

Entretanto, começaram a chegar os donativos :

Comandante Horácio Pina Metello – 500 Euros
Anónima – 50 Euros
Rui Pina Metello - 1000 Euros

Como estamos a entrar na época natalícia, desejamos a todos os conterrâneos e ao Sr. Padre António, um Santo Natal.

Maria Amélia N.P.Rosário

Sem comentários: