29/10/2008

Almoço do bucho raiano a 8 de Novembro

A Confraria do Bucho raiano, marcou já para o próximo dia 8 de Novembro, sábado, a realização do almoço anual do bucho em Lisboa, o qual voltará a realizar-se na Casa do Concelho do Sabugal. Almoço da Confraria do Bucho Raiano
"A Confraria do Bucho Raiano, surgiu em 2007 e o seu primeiro acto foi a realização de um convívio, tendo em vista a apresentação da iniciativa e a promoção da iguaria gastronómica que dá nome á agremiação. Esse primeiro almoço aconteceu no dia 17 de Novembro de 2007, na Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa, juntando cerca de 60 pessoas. Já no ano corrente, realizou-se um segundo almoço de bucho, desta feita em Aldeia do Bispo, no concelho do Sabugal. Foi no domingo gordo, dia 3 de Fevereiro, tendo comparecido cerca de 50 convivas.
Entretanto foi crescendo o número de inscritos na Confraria, pelo que se impõe a realização de mais um almoço anual, tendo por objectivo reviver mais um momento de amizade e de divulgação, mas também ter uma oportunidade de relançamento da confraria. A agremiação necessita de ter vida própria, promovendo iniciativas e congregando esforços no sentido da divulgação do bucho e da demais gastronomia tradicional da raia sabugalense.
As inscrições estão desde já abertas, mas alerta-se que serão limitadas, por uma questão de espaço. Assim, quem pretenda participar no almoço do bucho raiano, poderá telefonar para a Casa do Concelho do Sabugal (218403805), ou através do e-mail confrariabuchoraiano@gmail.com. plb"

"O Bucho é a peça mais peculiar do enchido raiano. É preparada com pedaços de carne do porco dos ossos, cabeça, rabo e orelha, que, após colocada em vinha de alhos, dá enchimento à bexiga ou ao palaio do porco. Depois de cheio o bucho dependura-se com o demais enchido nos varais do fumeiro.
O Entrudo, em especial o Domingo Gordo, era a ocasião propícia a comer o bucho, sendo da tradição que a família se reúna em convívio para se refastelar com a peça. Confecciona-se introduzindo-o numa larga panela de ferro, envolto em pano de linho, que evitará que rebente durante a fervedura. Mantido em lume brando, o cozimento durará pelo menos três horas, após o que irá à mesa dentro de barranha de barro, ladeado por batatas cozidas e abundância de grelos de nabos, cujo marujar servirá de desenfastio."


In Blog "Capeia Arraiana" .
.

Sem comentários: