08/09/2012

Festa do Santo António - 2012


Nos dias 13 e 14 de Agosto a Nave celebrou a festa em honra de Santo António. Foi da sua bela Capela do Séc. XVIII que saiu a procissão rumo à Igreja Matriz, onde foi celebrada a Missa, abrilhantada pela banda de música de Gouveia, que já tinha percorrido as ruas da nossa terra, convidando todos à participação nos festejos, e fazendo uma paragem no Lar do Divino Santo Cristo, para alegrar o coração dos que lá se encontram, que, com muita emoção, agradeceram a iniciativa. Terminada a celebração da Missa, foi o regresso da procissão para a Capela de Santo António.

Esta tarefa da mordomia esteve a cargo da familia André. Certamente que a geração mais nova (os mordomos) não irão esquecer os momentos enriquecedores, de azáfama, que antecederam o dia da festa. Desde a instalação temporária de electricidade no Pavlhão Multiusos, à quermesse, que foi uma novidade, e muito bem sucedida, ao lançamento de balões de hélio que iluminaram a noite de verão, substituindo o fogo de artificio, sendo uma ideia bem mais económica e amiga do ambiente. Bela onda de criatividade. Parabéns

De realçar a generosidade das nossas gentes, que mesmo em tempos dificeis não deixaram de honrar as nossas tradições.

À parte lúdica não faltaram os bailaricos realizados no pavilhão, (funcionando em simultâneo a quermesse e o bar) do agrado de todos, assim como a famosa garraiada no dia 14, para gáudio da rapaziada, mostrando a sua valentia e desafiando os belos toiros (à medida da brincadeira).

Aos futuros mordomos uma saudação especial pela disponibilidade demonstrada, não sendo necessário a nomeação oficial.

Bom trabalho! o Santo António merece.....

 

Mª. Amélia Rosário

Fotos: Drª Sandra André




Sem comentários: