13/02/2009

A Festa dos 100 Anos da minha avó Helena
























Helena Pires, mais conhecida pela Helena do Amadeu Nibau, tem uma filha, dois netos e três bisnetos. Chegou,no dia 7 de Fevereiro de 2009, aos 100 anos de idade, embora a própria nunca admitisse que tal viesse a acontecer.

É natural de Nave e raramente saiu da aldeia. Detesta andar em veículos motorizados, porque enjoa, e quando tem que o fazer fá-lo sempre com um enorme sacrifício! Os seus meios de transporte favoritos eram a “burra”, ou a carroça atrelada à mesma, e o carro puxado pela possante junta de vacas que o seu falecido marido ministrava! Mas isto são tempos que já lá vão e que ainda recorda com saudade! O acontecimento foi motivo de festa na aldeia, pois não há memória de alguém da terra ter chegado aos 100 anos de idade!

Estiveram presentes, sensivelmente, 100 pessoas que calorosamente a presentearam com a sua presença. Foi um momento muito especial para todos: é notória a estima e carinho que as gentes da nossa aldeia revelam pela Ti Helena!

Não sabemos ao certo a que se deve tal longevidade! Serão os genes? É possível! Mas uma coisa todos sabemos: é uma pessoa simples que viveu de forma simples, toda uma vida cheia de trabalho e com muita fé. Sim, muita fé! reza todos os dias, pela família e por toda a gente da aldeia! sempre gostou muito de rezar! ainda hoje recordo com muito carinho e saudade todas as orações e cânticos que me ensinara junto à lareira…

Sempre conheci a minha avó de postura curvada. Tinha eu os meus cinco anos de idade quando vi os meus avós pela primeira vez – viera com os meus pais passar umas férias, à então chamada metrópole. Questionara-a muitas vezes do porquê da sua postura curvada … . Pensava eu que esta, talvez, lhe provocasse alguma dor. Não! Dizia ela. Era devido ao peso que havia carregado às costas desde muito nova …

Felizmente, ainda vive com saúde! Embora tenha bastantes dificuldades de audição e visão. Toma apenas um único comprimido por dia, depois do almoço, para não acelerar o seu problema de visão.

Só me resta desejar-lhe, muita saúde, carinho e amor na companhia de todos nós.

Bélita Manso
.

10/02/2009

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE

Mais uma vez venho lembrar que, no preenchimento da declaração do IRS, não nos esqueçamos de consignar 0,5% do nosso Imposto, - no Quadro 901 -, para que o Estado atribua essa verba à Associação Social de Idosos do Divino Santo Cristo da Nave – Nº de Contribuinte 503 449 318. (Para o contribuinte não há encargos, conforme já foi dito anteriormente, e pode ser confirmado nas Finanças).

Mais donativos recebidos :

Sr. Rui Pina Metello ............................... 1000 Euros
Sr. António Gralha (Tó) ........................... 1000 Euros
Professor Doutor José António Esperança Pina .. 500 Euros
Anónimo .............................................. 100 Euros

E a CAMPANHA CONTINUA !
.

Festa dos 100 anos da Ti Helena


















Fotos de Isabel Manso

No dia 7 de Fevereiro de 2009 a Nave esteve em festa, para festejar as 100 Primaveras - um século de vida - da Senhora D. Helena Pires, mais conhecida por Ti ' Helena, como é tradição chamar as pessoas de idade na nossa terra.

Esteve rodeada de muitos familiares e amigos, que com ela quiseram brindar e festejar o dia.

Foi servido um lauto lanche nas instalações da Associação de Idosos, para cerca de 100 pessoas.

É a pessoa mais Sénior da Nave e segundo nos informaram, a única centenária das últimas
décadas. Merece novamente os parabéns pela sua vida exemplar e pela sua longevidade...

Para a sua qualidade de vida e longevidade contribuiram certamente os familares directos,
que com ela privam no seu dia-a-dia no aconchego do lar, sobretudo a sua filha Maria Teresa
e o seu genro José Manso, pelos cuidados que carinhosamente lhe prestam.

A tia Helena ainda é autónoma e em certas tarefas mantém muitas das suas faculdades.

Numa das visitas que lhe fiz conheceu-me pela voz.

Nunca esqueci as idas à sua casa quando tinha as nogueiras enormes no quintal e me dizia:

- olha filha, não tenho nozes em casa vai ao quintal. E lá ia eu apanhar as que havia no chão.
Que saudades que tenho dessa época...

Ti Helena, prometo que para o ano lhe mandarei um beijinho de parabéns por mais um ANIVERSÁRIO.

.