Por tradição, Agosto é o mês das festas. Na Nave começaram no dia 2 com o encontro anual dos marinheiros do Concelho do Sabugal (15º) organizado pelos manos André – António e Isaías.
Com o empenho que lhes é peculiar na arte de bem receber, certamente que todos os colegas irão recordar o dia.
Nestes dias recorda-se com alguma emoção os tempos idos, as missões mais ou menos arriscadas da época das andanças pelos mares já muito navegados...
O dia começou com a santa missa presidida pelo Sr. Padre Américo, que lembrou os camaradas já falecidos e familiares. A animação ficou a cargo da Fátima Lages e Lurdes Fernandes, que com as suas vozes harmoniosas e escolha dos cânticos, contribuiram para que toda a assembleia se associasse em uníssono.
Parabéns Isaías e António.
No dia 8 casaram na Igreja Matriz a Lídia Galhano e Julien Marques.
Foi uma cerimónia muito bonita. Oxalá que mantenham acesa a chama das promessas feitas no altar e que os seus sonhos de vida em comum se realizem plenamente.
No dia 9 realizou-se outro convívio, este de solidariedade.Tudo se conjugou para que cerca de uma centena de Navenses, confraternizassem em ambiente aberto e fraterno, sendo a animação uma constante. E para dar mais colorido não faltaram na decoração os balões, a quermesse, o jogo do cântaro (onde participaram crianças jovens e adultos , sobretudo as meninas da geração dos 50 e 60), o jogo do saco (para crianças), o jogo da malha para os homens (grande destreza), o jogo das cadeiras e do lenço.
De realçar a alegria na participação das crianças e jovens e já com grande sentido de solidariedade.
Uma forma original de colaborar foi o Duarte Portas colocar à disposição dos mais pequenos o prazer de montar no seu belo equídeo. As voltinhas não foram de borla, contribuindo assim para juntar ao total angariado.
Serão as novas gerações que farão desaparecer algumas barreiras que ainda dividem a familia Navense.
Pela tardinha, não faltaram as febras assadas e bem regadas...
O principal objectivo do convívio era dar mais um contributo para a finalização das obras do lar da Associação do Divino Santo Cristo.
Se o homem sonha e a obra nasce, também o homem lhe deve dar continuidade...
Como Associação que é, quantos mais sócios melhor. Associem-se os que puderem, esclareçam-se sobre o seu funcionamento, e discutam o seu futuro.
Agradecemos aos nossos patrocinadores:
Comandante Horácio Gata Metelo
José Gralha
Tó Gralha e
Manuel Barbosa (que também contribui com um boa verba e a quem desejo boas e rápidas melhoras assim como aos doentes da nossa terra. Rápida recuperação).
Os nossos agradecimentos, para todos os que colaboraram com toda a disponibilidade e também aos que generosamente ofereceram os salgadinhos os bolos e o empréstimo da arca congeladora.Grande lição de partilha.
Bem hajam.
No dia 13 de Agosto, realizou-se a tradicional festa de Santo António, a segunda festa religiosa com mais impacto nos Navenses.
Como é habitual os mordomos puseram todo o saber e grande empenho na organização com grande graciosidade na decoração nas nossas sumptuosas igrejas e no andor de Santo António a que não foi alheio o Sr. Padre Américo pelos elogios proferidos.
Parabéns.
No dia 14 foi o culminar das festas, com a grande capeia raiana. Mais um ano se verificou que há muita juventude que ela está apostada em dar continuidade às nossas tradições. Força rapazes...
Mas para encerrar, as meninas também deram provas de grande bravura. OLÉ...
Até à próxima e que a nossa terra não seja esquecida no que ela tem de melhor. Os nossos valores...
Mª. Amélia Rosário
31/08/2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)