14/01/2010

Campanha de donativos

Continua a campanha de donativos para o Lar da Associação do Divino Santo Cristo !

A Associação agradece as contribuições de:

-Dr. Joaquim Portas
-Drª Maria Alcina Pires
-Profª Teresinha Engrácia
-Prof. Vítor Metello

Que 2010 seja pelo menos tão pródigo em generosidade como 2009 !
Ajudar não custa nada !

No "Nordeste" de Janeiro de 2010:

Amigos da Nave

Com o mês de Dezembro chega o período natalício, tempo de recolhimento, encontro de famílias, apelo à solidariedade mas também ao consumo, que por vezes chega a ser desperdício, quando em tempo de crise há tantos seres humanos necessitando dos bens mais elementares para sobreviverem.

Mas também é tempo de esperança. É urgente a participação de todos para criar outro modelo de desenvolvimento global onde todos os povos participem.

Também nós os Navenses temos de arregaçar as mangas e com determinação fazermos algo pela nossa terra e preservar as nossas tradições que fazem partem das nossas raízes...

No Natal passado, ainda que as condições climatéricas fossem um pouco adversas a grandes deslocações, notou-se que algumas famílias não passaram o Natal na Nave. Foi pena, porque nem a neve faltou, ainda que o manto branco fosse desfeito pela chuva.

Cumpriram-se algumas tradições. No dia 24 à meia noite os sinos repicaram e os foguetes deram também o mote para a reunião à volta da fogueira (para aquecer o Menino Jesus). Um grupo de homens de boa vontade colocaram os “tocos” bem sequinhos, pois só assim as labaredas deram o colorido à noite gélida e chuvosa.

No dia de Natal às 11.30h realizou-se a Santa Missa e aí pareceu-me a igreja enorme para a gente que assistia ao acto tão solene. A igreja estava esplendorosa.

No final da Missa foi a cerimónia do beijo ao Menino Jesus, com o coro entoando cânticos alusivos ao dia. A tradição falou mais alto e ninguém receou contrair a gripe A.

À saída da igreja, ainda a fogueira dava as boas vindas aos que em redor dela se agruparam para mais um convívio .

Retomando ainda o tema das nossas tradições, gostaria de lembrar que em 2009 foram retomadas em Junho as fogueiras dos Santos Populares, incluindo o mastro revestido, a bela-luz e rosmaninho. Já não há competição como antigamente, pois as moçoilas e seus pares, alguns deles já não têm forças nem vontade para o “folguedo”, e outros já não estão entre nós.

No dia 14 de Novembro realizou-se um magusto e mais um grande convívio entre os nossos conterrâneos. Gostava que todos tivessem acesso à Internet e fossem ao site “Nave da Raia” e vissem os seus lindos rostos todos “enfarruscados”. Que beleza!... Parabéns aos que tiveram a iniciativa. Força minha gente!

Também no dia 31 de Dezembro, numa sala da escola velha, naquele edifício emblemático que ajudou muitos de nós a preparar-nos para o futuro, juntaram-se para a passagem de ano alguns dos nossos conterrâneos, que a avaliar pelas fotografias, são os grandes dinamizadores da nossa terra. Mesa farta, com a contribuição de todos os participantes.

Quem sabe se, com a contribuição de todos, poderíamos melhorar aquele espaço, para os eventos mais marcantes da população?

E com esta me fico, desejando a todos os Navenses um próspero Ano Novo.

Mª. Amélia Rosário

Paisagens outonais da nossa aldeia

A câmara do Vítor Valverdinho registou estas imagens bucólicas da nossa terra: