29/10/2008

Almoço do bucho raiano a 8 de Novembro

A Confraria do Bucho raiano, marcou já para o próximo dia 8 de Novembro, sábado, a realização do almoço anual do bucho em Lisboa, o qual voltará a realizar-se na Casa do Concelho do Sabugal. Almoço da Confraria do Bucho Raiano
"A Confraria do Bucho Raiano, surgiu em 2007 e o seu primeiro acto foi a realização de um convívio, tendo em vista a apresentação da iniciativa e a promoção da iguaria gastronómica que dá nome á agremiação. Esse primeiro almoço aconteceu no dia 17 de Novembro de 2007, na Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa, juntando cerca de 60 pessoas. Já no ano corrente, realizou-se um segundo almoço de bucho, desta feita em Aldeia do Bispo, no concelho do Sabugal. Foi no domingo gordo, dia 3 de Fevereiro, tendo comparecido cerca de 50 convivas.
Entretanto foi crescendo o número de inscritos na Confraria, pelo que se impõe a realização de mais um almoço anual, tendo por objectivo reviver mais um momento de amizade e de divulgação, mas também ter uma oportunidade de relançamento da confraria. A agremiação necessita de ter vida própria, promovendo iniciativas e congregando esforços no sentido da divulgação do bucho e da demais gastronomia tradicional da raia sabugalense.
As inscrições estão desde já abertas, mas alerta-se que serão limitadas, por uma questão de espaço. Assim, quem pretenda participar no almoço do bucho raiano, poderá telefonar para a Casa do Concelho do Sabugal (218403805), ou através do e-mail confrariabuchoraiano@gmail.com. plb"

"O Bucho é a peça mais peculiar do enchido raiano. É preparada com pedaços de carne do porco dos ossos, cabeça, rabo e orelha, que, após colocada em vinha de alhos, dá enchimento à bexiga ou ao palaio do porco. Depois de cheio o bucho dependura-se com o demais enchido nos varais do fumeiro.
O Entrudo, em especial o Domingo Gordo, era a ocasião propícia a comer o bucho, sendo da tradição que a família se reúna em convívio para se refastelar com a peça. Confecciona-se introduzindo-o numa larga panela de ferro, envolto em pano de linho, que evitará que rebente durante a fervedura. Mantido em lume brando, o cozimento durará pelo menos três horas, após o que irá à mesa dentro de barranha de barro, ladeado por batatas cozidas e abundância de grelos de nabos, cujo marujar servirá de desenfastio."


In Blog "Capeia Arraiana" .
.

De comer e chorar por mais ...

No site do Município do Sabugal há uma referência à gastronomia do concelho, que não resistimos a reproduzir, porque até faz "água na boca" :

Gastronomia "Na gastronomia, o Sabugal é realmente um vencedor. Esta é uma das formas que encontra para surpreender quem o visita. Terra da pesca da truta, da caça ao coelho bravo, javali e outras peças de caça, da criação de cabritos, do queijo da Serra da Malcata, entre outras. Desde há muitos séculos que estas actividades são práticas deste povo, onde são transmitidas de pais para filhos, numa cadeia que ainda não se quebrou. Tais actividades enriquecem a gastronomia sabugalense. Constam na gastronomia sabugalense os mais variados pratos, nomeadamente, o cabrito assado, enchidos, queijo, bolo pardo, filhós, esquecidos e marroqueiro, pão de ló, chanfana, bucho, caldo de vagens secas, caldo escoado, tapioca, espumas doces e bicas, arroz de lebre, borrego assado, trigo podre, bolo dos santos, castanhas, feijoada, bolo saloio, queijo da serra, presunto, sopa seca, sopa de couve, sopa de cavalo cansado, feijão com pão, ensopados, farófias, trutas do Rio Côa, javali, pão leve, coelho bravo, caça, aletria, queijo de cabra, rabanadas, cóscoreis, ovos pintados, caldo verde, papas de milho, cozido à Portuguesa, fatias douradas, caldeirada de cabrito, pita amarela, ovos esquecidos, santoros e peixe do Rio Côa.

Contudo, os pratos tipicamente mais conhecidos são:

Caldo verde;
Cabrito na brasa;
Coelho bravo;
Javali;
Enchidos (dos quais têm fama a chouriça, bucheira, bucho, farinheira e morcela);
Truta do Rio Côa;

Na Gastronomia doce temos:

Arroz Doce;
Farófias;
Bolo Saloio;
Biscoitos "Os Esquecidos";
Papas de Milho"

Agora que estamos quase nos Santos e no Natal, 'bora fazer um prato típico ? Vá. Eles escolhem, elas fazem, eles provam (ou vice-versa...) e todos comem e celebram, na santa harmonia da festa...

.

10/10/2008

Declaraçõs do Presidente da Junta

Veja e ouça José Damas Manso a falar dos Projectos da Associação do Divino Santo Cristo da Nave .
.